Rádios Online Beta | Musicas online

rádios por

Tutorial

tamanho do textoAumentarDiminuir

Windows Media: Como montar minha Rádio Online

Como criar sua rádio online usando a tecnologia Windows Media™
Como montar meu sistema de codificação?

Apresentação

O Codificador do Microsoft® Windows Media™ - Windows Media Encoder - é uma ferramenta de produção eficiente e de fácil utilização, possibilitando aos meios de comunicação converter seu sinal de áudio e vídeo, seja ele ao vivo ou pré-gravado, no formato Windows Media para distribuição instantânea e sob demanda.

Após instalado e configurado corretamente, o Codificador do Windows Media fará a ponte entre a FM Terra e a Interrogação Digital, garantindo um serviço de qualidade para o seu público online.

Requisitos Mínimos

O computador de codificação deverá ter as seguintes características:

  • Processador Pentium 233 MHz com MMX;
  • Sistema Operacional Microsoft Windows 98 Segunda Edição;
  • 32 MB de RAM;
  • Placa de Som;
  • Serviço de Internet Banda Larga com IP fixo (de preferência);
  • Para transmitir uma Rádio, também será necessário um receptor (mesa de som, walkman, etc) e um cabo ligando o "audio-out" do receptor na "entrada de linha" de sua placa de som.
  • Para transmitir uma TV, será necessário uma placa de captura de vídeo e vídeo-cassete.
  • Sistema de No-Break (opcional)

Lembramos que, por serem características mínimas recomendáveis, para aplicações com maior demanda de recursos - transmissão de áudio maior que 20kbps e vídeo - aconselhamos um sistema mais potente


Instalação

Realize o download do Codificador do Windows Media:

Clique AQUI para fazer o download

O programa possui 4.418 KBytes e demora cerca de 21 minutos para ser descarregado em modems com velocidade de 28kbps.

Ao executar o programa baixado - wmencoder71.exe - concorde com a licença clicando em Sim; clique em Avançar e, logo após, em Concluir no Assistente de Instalação.


Configuração

Antes de iniciar a codificação do sinal da rádio, é necessário configurar uma sessão de codificação. A maneira mais fácil de fazê-lo é usar o Assistente de nova sessão:

Ao iniciar o programa Codificador do Windows Media, clique em [Sessão], [Iniciar Assistente de nova sessão]



Na tela "Seleção de sessão", selecione [Transmitir um evento ao vivo de dispositivos anexados ou da tela do computador]. Clique em [Avançar]



Na tela "Opções de dispositivo", selecione a fonte de áudio adequada (normalmente já é reconhecida automaticamente). Para TV, selecione o dispositivo da placa de captura ou fonte de vídeo que deverá constar nas opções de vídeo padrão. Clique em [Avançar].



Na tela "Conexão de difusão", estaremos abrindo uma porta de acesso para a transmissão. Sugerimos uma porta livre padrão - 8080 - ou número superior. Após seleção, clique em [Avançar].



Na próxima tela "Seleção de perfil", selecione o tipo de transmissão que se encaixa com seu perfil:
  • Rádio AM - selecione a opção "Áudio para modems dial-up com qualidade de rádio FM (28,8kbps mono)"
  • Rádio FM - selecione a opção "Áudio para modems dial-up com qualidade de rádio FM (28,8kbps estéreo)"
  • Televisão - a Interrogação Digital prestará informações adicionais na criação de um perfil adequado à sua transmissão. Para efeito de testes, você poderá selecionar a opção "Vídeo WM8 para entrega via modem (56 Kbps, 160x120, 15fps)" ou "Vídeo para servidores Web (56kbps)"

Clique em [Avançar].

Na tela "Opções de arquivamento", deixe em branco as opções e clique em [Avançar].



Para finalizar as configurações, na tela "Informações para exibição", inclua os dados que achar necessário. Clique em [Concluir]:



Iniciando a Codificação

Após configurar a sessão, espere o Codificador assimilar os dados e salve sua configuração em [Sessão], [Salvar Sessão].

Com a configuração salva, começe sua transmissão online clicando em [Iniciar].



Iniciada a codificação, clique agora na pasta informativa de [Conexões] e nos informe por e-mail ou telefone o seguinte dado: URL de conexão Internet. A informação exibida deve ser algo semelhante a http://000.000.000.00:0000


Com este dado, estaremos capturando o sinal audiovisual fonte gerado pelo Codificador do Windows Media a partir dos servidores da Interrogação Digital, efetivando assim o processo de streaming.

rádios

2005-2013 Rádios Online - Todos os direitos reservados

Desenvolvido porCriaçao de Sites