Rádios Online Beta | Musicas online

rádios por

musica - Soundtrack

É o fim das trilhas sonoras?

Qui, 20 de Agosto de 2009 às 9:29

Foto: Divulgação

tamanho do textoAumentarDiminuir

As trilhas sonoras de filmes se tornaram uma das maiores vítimas da crise da indústria fonográfica e do download de músicas, mostra uma reportagem do site The Wrap.

 

Alguns números compilados pela matéria: foram vendidas apenas 115 mil cópias da trilha de “Transformers 2″, apesar do sucesso do filme e de uma música inédita do Linkin Park. O novo “Star Trek”? 43 mil cópias. “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”? 28 mil. “A Era do Gelo 3″? Menos de mil cópias.

 

Por conta dos números insignificantes, alguns estúdios simplesmente estão desistindo de lançar trilhas de alguns filmes, casos de “Bruno” e de “Obsessed” (apesar de este último ser estrelado por Beyoncé Knowles).

 

Claro, ainda há alguns sucessos pontuais, como a trilha de “Crepúsculo”, que teve 2,2 milhões de cópias vendidas, ou a de “Quem Quer Ser um Milionário”, que chegou ao segundo lugar da parada Billboard. Mas nada que se compare a sucessos do passado, como a trilha de “O Guarda-Costas”, com 17 milhões de cópias vendidas, ou de “Titanic”, com 11 milhões.

 

Outro site, o Idolator, questiona a reportagem do The Wrap, dizendo que não faz muito sentido comparar os números de “Transformers” como de “Titanic”.

 

Mas a questão não é apenas numérica. Existe um problema mais grave, de perda de relevância cultural. No passado, a vida parecia impossível sem a trilha sonora, por exemplo, de “Trainspotting”, de “Pulp Fiction” ou “As Virgens Suicidas”. Não poderia dizer o mesmo sobre nenhum filme dos últimos três, quatro anos.

 

Reprodução na íntegra do IG, Música

rádios

2005-2013 Rádios Online - Todos os direitos reservados

Desenvolvido porCriaçao de Sites